terça-feira, 13 de abril de 2010

Manual da Escuridão

Este é um livro mágico. É mágico porque nos fala do mundo da magia-o seu protagonista é um mágico no apogeu da carreira, mas também a escrita nos deixa suspensos a cada linha e a amizade e o amor que nos narra têm efeitos mágicos nos personagens. Victor Losa está entre pares para receber os seus aplausos pelos seus feitos quando tem a primeira falha na visão. Progressiva mas muito rapidamente o seu mundo perde toda a luz e Victor tem pela frente uma nova vida na escuridão. Esta é uma escuridão física mas também psicológica pois perante esta situação o mágico fecha-se e isola-se do mundo. Irina e Alicia vão mudar o rumo da sua vida, no entanto, mais uma vez é Mario Galván que irá fazer a diferença.
O livro está dividido em duas partes: a primeira que nos fala da evolução na carreira do mágico bem como das figuras mais importantes do mundo da magia do século XIX e a segunda que relata os progressos alcançados pelo protagonista no caminho da autonomia como cego.
Escrita muito fluída e acessível mas de grande qualidade literária o autor transporta-nos para vários temas: a música, a entomologia ( as formigas têm um papel crucial na história ) e literatura sempre de forma interessante.
Enrique de Hériz, o autor, tem vários romances publicados dos quais está disponivel em Portugal "Mentira".
Regina

Sem comentários: