quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Claraboia

Para os leitores habituais das grandes obras de José Saramago este será um livro em que não fazemos uma associação imediata ao estilo do autor. Sendo o segundo romance que Saramago escreveu, e que até à data era inédito, tanto o tema como a forma diferem bastante dos usados em obras posteriores, no entanto, a dura e fria análise dos personagens a que o Nobel nos habituou já estão aqui presentes.
A história decorre entre os vários apartamentos de um prédio Lisboeta nos anos 50 do século passado. Começamos por travar conhecimento com um sapateiro e vamos capítulo a capítulo descobrindo os vários habitantes do prédio e os seus hábitos e problemas. Numa época em que a hipocrisia se fazia sentir em todos os aspectos da sociedade Portuguesa, Saramago proporciona-nos uma perspectiva exímia da vida privada da altura.
De leitura muito acessível, não apresentando a característica  ausência de pontuação típica de obras mais tardias, este é um livro que se lê de um fôlego e que é um verdadeiro prazer descobrir.
Regina

Sem comentários: