quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Koba o terrível

Martin Amis, romancista Inglês de renome, apresenta-nos neste livro uma perspectiva pessoal da passagem de Estaline pela liderança da União Soviética. Sendo filho de um apoiante de vários anos do partido comunista e tendo convivido pessoal e profissionalmente na sua juventude com várias pessoas defensoras das políticas da URSS, o autor sentiu-se a determinada altura da sua vida empurrado para uma análise de como  foi o período pós revolução de 1917 e até ao final da vida de Estaline. 
É-nos apresentado o "personagem" sob os seus diversos prismas e também a sua ação na política e sociedade Soviéticas são analisadas. Martin Amis não faz um retrato benévolo do homem nem do político que levou o terror ao seu expoente máximo e que foi causador de vários milhões de mortos na URSS.
Escrito de forma clara e acessível mesmo para leitores não conhecedores da história desta potência, este é um livro em que não há fuga possível às questões chave e em que a principal pergunta que nos fica no final é qual o valor de uma vida?
Regina

Sem comentários: