sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A Queda do Muro

Este é o relato dos principais acontecimentos na Alemanha de Leste durante o mês que antecedeu a queda do muro de Berlim a 9 de Novembro de 1989. Descobrimos aqui a situação vivida na época segundo a perspectiva de vários elementos intervenientes directa ou indirectamente naqueles que foram os últimos dias da RDA.
O livro traça-nos o panorama político do país e do mundo - E.U.A., U.R.S.S., Polónia, Alemanha Ocidental, etc. à época dos acontecimentos, bem como a importância que as posições políticas e militares dos países Aliados e do Pacto de Varsóvia tiveram para o desenvolvimento da situação interna da RDA.

São relembrados factos históricos como o avanço para o poder do movimento Solidariedade, a ascenção de Gorbatchev, a liderança de Helmut Kohl, a importância da intervenção Soviética nos países do Bloco de Leste e o desmoronamento da política socialista, que viria a transformar o panorama político da Europa e do mundo com o término da guerra fria e consequente final da divisão do mundo em dois.
Mas este é também um livro que retrata os sentimentos individuais, a importância da participação de um povo como um todo, mas também de cada um em particular. Percebemos ainda que procuramos e lutamos por um ideal que julgamos ser comum mas que ao ser atingido se revela ter sido sonhado de formas diversas por cada um e ser uma desilusão para muitos.
Escrito em parceria pelos jornalistas Olivier Guez e Jean-Marc Gonin - um especialista em relações internacionais e o outro repórter que fez a cobertura da queda do muro e da abertura de todo o Leste da Europa, este livro é fundamental para relembrar ou descobrir um acontecimento que alterou a face do mundo no final do século XX.

Regina

Sem comentários: