segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A Terra das Ameixas Verdes

Herta Müller, a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Literatura deste ano, é uma autora pouco conhecida e editada entre nós, no entanto a atribuição deste prémio valeu a reedição do seu livro A Terra das Ameixas Verdes que se encontrava esgotado havia algum tempo. Aproveitando a oportunidade decidi travar conhecimento com esta autora e com a sua obra.
Este é um livro de uma grande densidade emocional em que perpassa uma sensação de angústia permanente. Retrato de uma sociedade oprimida e constantemente controlada em que as perspectivas de vida não existem, esta é a história de quatro amigos e das suas dificuldades de adaptação à vida no seu país.
Aprendemos tanto pelo que é dito como pelo que fica por dizer, a escrita de Herta Müller obriga-nos a ler muito nas entrelinhas tal como acontece com os seus personagens ."Espezinhamos tanto com as palavras na boca como com os pés na erva. Mas com o silêncio também." é uma das frases iniciais do livro e que nos dá logo uma perspectiva do que nos aguarda.

Regina

1 comentário:

Tiago M. Franco disse...

Este livro descreve uma dura realidade que infelizmente ainda acontece em algumas partes do globo. Gostei bastante da obra.