sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Entre os Assassinatos

O cenário é, em todos os contos, a cidade de Kittur no estado de Karnataka, Índia, na segunda metade dos anos 80 do século XX. O livro está estruturado em jeito de uma viagem de 7 dias à cidade, e os vários contos poderiam corresponder a vários percursos a percorrer. Esta é uma cidade com história e tradição na resistência ao Império Britânico. No entanto este não é um livro sobre Kittur mas sim um livro sobre as miscelâneas religiosas, culturais, linguísticas e de castas da Índia. Entre os assassinatos é um livro sobre falhados, sobre enjeitados pela sorte, sobre perdedores, sobre a luta incessante pela sobrevivência em condições desumanas. A corrupção, a bajulação, a miséria, a impossibilidade de qualquer ascenção social ou económica são constantes ao longo dos vários contos.
Aravind Adiga mostra-nos, lado a lado, as facetas charmosas e repugnantes de uma Índia pretensamente moderna mas que continua a viver sufocada pelas distinções por castas e o mau relacionamento entre os seus elementos bem como o domínio total da corrupção, do analfabetismo, da desonestidade política, entre outros.
Os vários personagens que vamos tendo o privilégio de conhecer são de uma grande densidade e sensibilidade abarcando todos os estratos sociais.
Regina

Sem comentários: