sábado, 21 de agosto de 2010

Tudo o que eu Tenho Trago Comigo

Herta Müller foi agraciada com o Prémio Nobel no ano passado e a atribuição desse prémio é plenamente compreendida e justificada quando se lê este livro.
Tudo o que eu Tenho Trago Comigo é um romance baseado na experiência real que milhares de Alemães da Roménia viveram nos pós segunda guerra mundial. Em 1945 com a derrota Alemã os Russos requisitaram todos os Alemães residentes na Roménia com idades compreendidas entre os 17 e os 45 anos para trabalhos de "reconstrução" em campos na União Soviética. Aqui podemos sentir o que foi estar num desses campos, a dureza da vida aí e a impossibilidade de voltar a uma vida "normal" depois dessa experiência.
Envoltas numa linguagem poética são-nos descritas situações extremamente duras tais como a fome , o frio, o egoísmo, a avareza, a crueldade vividos pelos prisioneiros. O protagonista faz-nos, 60 anos depois, o seu relato dos acontecimentos em jeito de pequenos capítulos (às vezes não mais de uma página) que nos falam de acontecimentos nem sempre ordenados de forma cronológica mas que vão surgindo como as memórias que o torturam desde a juventude.
A abordagem da autora é de uma grande sensibilidade, fugindo ao uso de uma linguagem crua, transportando-nos, no entanto, para aquele ambiente terrível que ao contrário dos campos de concentração nazis não faz parte dos nossos conhecimentos referentes à segunda guerra mundial. Recomenda-se vivamente.
Regina

Sem comentários: