terça-feira, 21 de junho de 2011

O Assédio

O mar está sempre presente nos livros de Arturo Pérez-Reverte e O Assédio não é excepção. O cenário é a cidade de Cádiz no inicio do século XIX, mais precisamente em 1811/12, cidade cercada pelas tropas Francesas de Napoleão cuja ligação ao exterior é feita, com grandes dificuldades, pelo mar. Numa época de grande tensão política, económica e social, a trama do mais recente romance deste ex-jornalista Espanhol tem como ponto de partida uma série de mortes misteriosas que o inspector Tizón vai investigar.
Repleto de personagens dos mais distintos quadrantes da sociedade local, O Assédio é um retrato colorido e diversificado da época.
De leitura fácil e, não raras vezes, compulsiva, este livro é, apesar do seu volume, uma leitura rápida e agradável, marcada por momentos de grande beleza literária, em que as várias histórias que vamos conhecendo acabam por ter um ponto em comum em alguma parte do enredo e nos transportam para um momento da História em que dificilmente conseguimos encontrar vencedores.
Regina

Sem comentários: