Muhammad Yunus (Bangladesh), vencedor do Prémio Nobel da Paz em 2006, pela criação do microcrédito, fala-nos neste livro do seu conceito de Empresa Social e também, obrigatoriamente, na economia social, utilizando como exemplos as empresas sociais que criou, sendo algumas a partir de parcerias desenvolvidas com grandes empresas, de renome internacional (Danone, Adidas, entre outras).
A diferença fundamental entre a empresa convencional e a empresa social prende-se com os seus objectivos: enquanto a empresa convencional, capitalista, pretende maximizar os seus custos, com vista a um maior benefício dos seus sócios, a empresa social estabelece como objectivo erradicar ou minimizar um problema social, utilizando os lucros para expandir a empresa, alargando assim os beneficiários da sua intervenção, ou para outros fins sociais, nunca revertendo a favor dos sócios. Os exemplos que Yunus nos apresenta dão-nos uma esperança reconfortante de que as assimetrias da nossa sociedade podem, um dia, ser menores, permitindo às classes mais pobres obter mais dignidade e mais qualidade de vida, e mostra-nos como a empresa social é uma via fundamental para atingir essa meta.
Patrícia
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