David Servan-Schreiber foi médico e investigador na área de neurociências e entre várias outras actividades foi também o fundador do Centro de Medicina Complementar de Pittsburgh, EUA.
Ao ser diagnosticado aos 31 anos com um tumor no cérebro a sua vida sofreu uma mudança drástica. Da sua experiência pessoal e da análise de muitos estudos científicos surgiram os livros Curar e Anticancro.
Após 19 anos de luta contra a doença, em 2010 foi-lhe detectado um novo tumor de grande dimensão o que deu origem a mais duas cirurgias, que acabaram por se revelar ineficazes com o surgimento de um terceiro tumor inoperável.
Este terceiro livro é portanto um livro de despedida. Mas sendo um livro em que o autor, numa fase terminal da sua doença, faz um balanço da sua vida, não é no entanto um livro amargurado. Muito pelo contrário. David Servan-Schreiber consegue novamente nesta despedida ter uma palavra de conforto e de incentivo para os que o rodeiam e o lêem.
Li os dois anteriores, que achei muito interessantes, e era, por isso, inevitável para mim saber o que sentiria o autor numa fase menos positiva da sua vida. Foi agradável perceber que os ensinamentos dos livros anteriores não foram aqui questionados, pelo contrário, e que também quando as coisas correm menos bem o tipo de vida aconselhado nos livros anteriores mantém o seu interesse.
Regina Barata
Sem comentários:
Enviar um comentário