quinta-feira, 14 de junho de 2012

Goodbye, Columbus

Sou incontestavelmente uma fã de Philip Roth. Apresso-me a ler cada livro novo que chega a Portugal  e tenho tido a sorte de, de há uns anos a esta parte,  a regularidade com que a D.Quixote vai editando ou reeditando as suas obras, ser grande. Mais uma vez cumpriu-se o hábito. Desta vez o livro  é o primeiro editado por este autor já em 1959 e ao qual foi atribuído o National Book Award em 1960. 
Composto por uma novela, que dá o título, e por cinco contos,  este é um livro que sem dúvida agrada aos apreciadores de Philip Roth, mas também poderá ser um excelente meio de se iniciar no conhecimento do seu trabalho.
As temáticas são já aquelas que este escritor aborda habitualmente nos seus romances posteriores: as questões religiosas e de identidade no seio da comunidade judia de Newark, a integração dos judeus na sociedade Americana, o amor, o sexo e também a busca do eu interior.
A novela fala-nos de um casal de namorados cujas origens sociais diferentes acabam por provocar dificuldades intransponíveis. Os temas dos contos são diversos,  sendo que em todos os textos encontramos a limpidez de escrita e o humor que,  mesmo quando os temas abordados são sérios, caraterizam Philip Roth.
Regina

Sem comentários: