segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Os Exércitos

A aldeia de San Juan na Colômbia é o cenário bucólico onde Ismael e Otília vivem as suas pacatas reformas. Os dias passam entre a recolha das laranjas e o espiar a vizinha que no quintal se passeia nua. No entanto, apesar da aparência de tranquilidade esta é uma povoação imersa no medo e no horror.
Ao longo do livro vamos progredindo de um ambiente tranquilo e familiar para um campo de batalha onde ninguém nunca sabe de onde vai surgir a próxima execução e qual será o seu objecto. Ninguém está seguro, todos os locais são perigosos e não há forma de ninguém se proteger pois não se sabe quem é o inimigo e quais os crimes pelos quais se é castigado.
Num cenário a cada página mais opressivo, Ismael, cuja mulher entretanto desapareceu, vai, à medida que o cerco se aperta à sua volta e que a aldeia se vai transformando num deserto, perdendo a noção do que o rodeia, a memória, os amigos. Estamos perante um crescendo de violência que é acompanhado por um progressivo alheamento do protagonista, para quem os únicos objectivos passam a ser encontrar Otília e morrer.
Escrita depurada, poética, de grande sensibilidade neste espantoso livro de Evelio Rosero que foi Prémio Tusquets, Prémio Nacional de Literatura da Colômbia e Prémio Independent para melhor livro estrangeiro que nos traz um relato elegante e magistral da violência arbitrária que se vive na Colômbia.
Regina

Sem comentários: